Existe um mito a respeito das indústrias gráficas e seu impacto ambiental, mas você sabia que a reciclagem do papel utilizado no setor é um dos fatores que mais colabora para a preservação do meio ambiente?
Mais do que apenas reciclar os materiais utilizados, a preservação do meio ambiente precisa ser pensada em toda a cadeia produtiva, isto é, desde a obtenção das matérias-primas até seu descarte e retorno para dentro das indústrias.
Esse tema é de extrema importância para todos os segmentos industriais, mas especialmente quando se fala das indústrias gráficas, as quais têm como matéria-prima base os diferentes tipos de papeis.
Confira abaixo o porquê de a reciclagem ser a principal aliada no combate aos danos ambientais!
Embalagens de papel e o meio ambiente
Quando o assunto são embalagens, com certeza os diferentes tipos de papeis lideram o ranking de escolha por matérias-primas devido à sua versatilidade.
Embalagens de papeis podem ser aplicadas facilmente nos mais diversos segmentos, estando presente desde simples caixas para entregas de compras online pelos diferentes e-commerces, até em embalagens de alimentos.
Isso ocorre devido à grande facilidade de se trabalhar com o papel, papelão ou cartão, que podem ser manipulados, cortados ou dobrados sem grandes esforços, adquirindo quaisquer formatos, além de não oferecerem limitações no que diz respeito à impressão, permitindo que as mais diferentes estratégias de comunicação visual possam ser adotadas nas embalagens.
Reciclagem e a preservação ambiental
Além de sua versatilidade, o papel é o queridinho no universo das embalagens por se tratar de um material pouquíssimo agressivo ao meio ambiente – quando comparado a outras matérias-primas como o plástico, por exemplo – e que pode ser facilmente reciclado.
Estima-se que mais de 80% de todas as embalagens de papel, cartão e papelão sejam recicladas em todo o mundo, número este que demonstra o incrível potencial de redução dos danos ambientais quando se escolhe utilizar tais materiais como base para as mais diversas aplicações.
Por meio da reciclagem, as embalagens de papeis podem ser reaproveitas ou transformadas em materiais completamente novos, sem perder suas características e propriedades que as tornam úteis e aplicáveis.
Ações sustentáveis que transforma o mundo
Reciclar é uma ótima forma de diminuir os custos ambientais, mas não é a única.
Com a crescente da preocupação com a responsabilidade socioambiental, surgiram certificações como o Selo FSC, que representa materiais provenientes de cadeias sustentáveis.
No caso dos papeis, o selo FSC indica que os mesmos foram obtidos a partir da madeira de árvores manejadas de forma responsável, seja por ações de reflorestamento ou por plantações controladas, indicando que toda a cadeia daquele papel oferece mínimo – ou nenhum – impacto ao meio ambiente.
A Pigma trabalha apenas com materiais certificados em sua produção, desenvolvendo os mais diversos tipos de soluções em comunicação visual por meio de papeis com selo FSC, garantindo assim não apenas a qualidade de seus produtos, mas reforçando todos os dias seu compromisso socioambiental em transformar o mundo em um lugar melhor!
Acesse e conheça nossas ações sustentáveis!