Press Kit: entenda como utilizá-lo na sua estratégia de comunicação visual!
O “Press Kit” ou “kit de imprensa” como também pode ser chamado, é uma das melhores estratégias de marketing existentes, sendo um poderoso aliado em ações promocionais, divulgação de produtos e campanhas de lançamento.
Apesar de ter se tornado famoso nos últimos anos devido à ascensão digital e à sua presença constante na internet, – levando muitas pessoas a associarem o kit aos influencers – o Press Kit é uma ação de marketing que está presente há muitos anos na estratégia das mais diferentes empresas.
Confira abaixo tudo sobre esse item fundamental para alavancar sua comunicação visual no meio físico ou digital!
O que é Press Kit?
Desenvolvido por empresas especializadas em assessoria de imprensa, o Press Kit foi criado com o objetivo de divulgar uma marca ou produto, fazendo com que estes se tornassem conhecidos nos diferentes meios de comunicação.
No início, os kits eram enviados para jornalistas, os quais poderiam, espontaneamente, elaborar reviews sobre os itens recebidos e assim divulgar livremente a empresa que os presentou, seja por meio de matérias em jornais ou até mesmo colunas de revistas.
Com o passar dos anos e a ascensão dos meios digitais e do marketing de influência, as avaliações de jornalistas deram lugar à opinião de influencers e das mais diversas personalidades da internet, criando o que hoje muitos conhecem como “recebidos”: press kits enviados como presente e forma de divulgação para influenciadores digitais, para que os mesmos possam avaliar os produtos de uma determinada marca e assim alavancar as campanhas de lançamento por meio de sua forte presença e influência digital como formadores de opinião.
Press Kit e a estratégia de comunicação visual
Um bom kit de imprensa precisa ser desenvolvido não apenas com criatividade, explorando as mais diversas formas de comunicar a marca, mas com uma estratégia sólida, de forma que tanto os itens produzidos, quanto o press release – pequena carta enviada junto ao kit explicando a ação de marketing – sejam coerentes com a mensagem que se deseja passar.
Para isso é necessário desenvolver um bom plano de ação, o qual deve responder a algumas perguntas como:
- Qual o objetivo da minha campanha?
- Qual público-alvo desejo atingir?
- Como é a audiência da pessoa que receberá os kits? Faz sentido e é coerente com a minha marca e os meus objetivos?
Vamos exemplificar para ficar mais fácil de entender.
Assim como em qualquer estratégia de comunicação visual, o Press Kit deve ter, inicialmente, um objetivo claro e específico: um produto novo que será lançado, uma campanha de rebranding, ou até mesmo alavancar vendas em datas comemorativas como o Natal ou a famosa Black Friday.
Em seguida, é preciso ter claro qual o público-alvo da campanha: ela será direcionada para pessoas que já conhecem a marca e anseiam por um novo produto, ou terá como foco principal tornar o nome conhecido para novas pessoas?
Com esses dois pilares construídos, é possível iniciar um processo de decisão a respeito de quem irá receber os press kits para divulga-los, lembrando de sempre manter toda a estratégia coerente: se o seu produto é um lançamento para o público masculino, não faz sentido colocar esforços para divulga-lo por meio de uma influenciadora com enorme presença somente para o público feminino, por exemplo.
Faça o seu Press Kit com a Pigma!
Além de uma estratégia sólida de marketing, o Press Kit precisa transparecer toda a qualidade da marca e seus produtos.
Isso significa que você precisa desenvolvê-lo com materiais de qualidade e que valorizem a sua mensagem!
Conte com a Pigma para desenvolver seu Press Kit com o que há de melhor no mercado de comunicação visual.
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