Se existe uma verdade sobre o período de pandemia vivido no mundo todo, é que ele não transformou apenas a maneira como vivemos, mas também a forma como consumimos, especialmente no que diz respeito ao ambiente de compra.
Impossibilitados de ir às ruas, os consumidores encontraram no e-commerce a solução para realizar suas compras, fortalecendo o setor em escala exponencial e transformando toda a cadeia de consumo e a jornada de compra.
Entenda como as embalagens se tornaram fundamentais nesse processo e as principais tendências do mercado para torná-las ainda mais atrativas!
Embalagens e a experiência de compra
Quem nunca escolheu um produto apenas por ele ser mais atrativo que o do seu concorrente – ainda que a outra opção fosse melhor e talvez até mais barata – que atire a primeira pedra.
Da mesma forma, quem nunca se sentiu desapontado por comprar um produto na internet e o mesmo chegar na sua casa com algum tipo de dano devido ao mau acondicionamento na embalagem?
Essas duas afirmações, por si só, já mostram o poder da embalagem na jornada de compra do consumidor e explicam porquê existem equipes especializadas em criar as melhores opções para proteger, embalar e divulgar seus produtos.
Tendências no mercado de embalagens
Com o aumento na demanda por embalagens inovadoras e coerentes com as estratégias de comunicação visual adotadas pelas empresas, estima-se que neste ano exista um crescimento de 1,7% no PIB total da indústria de embalagens (dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem).
Confira abaixo as principais tendências que impulsionam o setor.
Proteção e segurança alimentar
As chamadas “embalagens inteligentes” são a principal novidade no mercado de alimentos e bebidas, com foco na proteção de itens consumíveis contra vírus e bactérias, garantindo sua armazenagem e segurança por períodos ainda maiores.
Da mesma forma, materiais mais flexíveis e mais difíceis de serem violados também são forte tendência, uma vez que oferecem maior proteção e garantem a inviolabilidade dos produtos.
Design inovador
Materiais transparentes, que permitem ao consumidor visualizar as reais características de um produto antes mesmo de comprá-lo, também são forte tendência no universo das embalagens.
O modelo já muito utilizado em produtos como frutas e vegetais, mas é esperado que sua abrangência seja ampliada para itens como bolachas, cereais e outros. Além disso, embalagens com design saudosista ou vintage, como a repaginação de itens consagrados no passado, também são forte tendência no mercado.
Clareza de informações
A preocupação do mercado não diz respeito apenas à estética e às estratégias de marketing, mas também em comunicar as características do produto de forma clara e eficiente.
Isso inclui, principalmente, rótulos e tabelas de informações nutricionais, de forma a deixar explícito o que realmente contém na embalagem de determinado produto, evitando que os consumidores adquiram a mercadoria de forma errônea, o que contribui negativamente para a imagem da empresa.
Os desafios na impressão de embalagens
Quando o assunto são embalagens, existem diversos desafios que envolvem a sua circulação, porém tudo começa na sua criação. A embalagem deve ser uma extensão do seu produto e para que seja um ativo da sua marca, precisa ser pensada de maneira que cumpra os objetivos de expor a marca, personalizar o produto e, acima de tudo, não se tornar algo rapidamente descartável.
A Pigma tem um compromisso fiel com a comunicação visual, contando com uma equipe de ponta para te auxiliar na sua estratégia de marketing por meio de produtos assertivos e de altíssima qualidade.
Quer criar um projeto personalizado ao nosso lado? Acesse este link e saiba mais!