O que é o Selo FSC e qual a importância dele para sua empresa?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O FSC – Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council) – é uma organização não governamental (ONG) internacional que promove o manejo florestal ambientalmente apropriado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas do mundo.

O FSC define as normas com base nos princípios acordados para o manejo florestal responsável que são sustentadas pelas partes interessadas em questões ambientais, sociais e econômicas.

Nesse sentido, a certificação nada mais é do que uma ferramenta de controle da produção florestas. Para conseguir a certificação é necessário a adoção de uma série de procedimentos e padrões. Depois, a empresa passa por uma auditoria que é realizada por uma empresa certificadora credenciada. Além disso, pelo menos uma vez no ano é feito um monitoramento.

Ao todo são cinco etapas, contato inicial da empresa interessada, avaliação, adequação às normas, certificação e monitoramento.

Algumas das práticas para receber o selo são: respeito aos direitos dos trabalhadores, aos povos indígenas e tradicionais; manter e melhorar as áreas de alto valor de conservação na unidade de manejo; uso múltiplo dos produtos e serviços da floresta.

Se com todo esse conteúdo você ainda não se convenceu da importância do selo FSC para a sua empresa, nós temos um dado para te mostrar: você sabia que os brasileiros são os que mais procuram por produtos com certificado florestal e estão dispostos a pagar mais caro por produtos com este certificado? É isso mesmo! Esses são dados do report anual do Conselho de Manejo Florestal.

Ou seja, ter o selo pode ajudar o consumidor a decidir melhor na hora da compra. E tem mais! Além de reconhecer as empresas que resistem ao comércio criminoso, o selo FSC acaba criando uma comunidade comprometida com o desenvolvimento sustentável.

A Pigma possui a certificação FSC, ou seja, temos o compromisso em se posicionar de maneira consciente no mercado!

Gostou? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o trabalho da Pigma!

Deixe um comentário