Mitos e verdades sobre a impressão gráfica e a tela digital!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

É um fato que no mundo da impressão gráfica, muitas são as orientações e afirmações acerca desse trabalho, já que suas especificações resultam em trabalhos excepcionais para os seus clientes.

É importante lembrar que a impressão gráfica vem se modificando com o passar do tempo, e para atender a demanda atualizada dos clientes cada vez mais exigentes, os profissionais esbarram em alguns mitos sobre esse setor.

Mesmo com as empresas buscando os melhores equipamentos e softwares para o seu projeto, existem algumas promessas que são consideradas grandes mitos e não podem ser vendidas como verdades para os clientes e para a sua equipe. Vamos conferir alguns deles:

As cores da impressão gráfica são iguais as vistas em telas.

É um mito pensar que as mesmas cores serão vistas tanto na impressão gráfica quanto em uma tela de computador. Isso porque os padrões de cores são completamente diferentes para um e para outro.

Em uma tela, por exemplo, o padrão que enxergamos é RGB (vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue)), as quais são constituídas a partir das luzes que são projetadas em nossos olhos. Através desse padrão podemos ver as cores mais vivas.

Já as cores que visualizamos na impressão, são constituídas através dopadrão CMYK – ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK).

Por isso, a promessa de que a impressão terá as cores fidedignas da tela é mito, sendo extremamente necessário manejar a expectativa do seu cliente com muito cuidado.

É impossível imprimir 90% da escala Pantone

A Pantone ficou conhecida como um padrão de cores que atualmente é utilizado pelo fabricante, design e até pelo consumidor. O sistema de cores da Pantone, é resultado da mistura de diversos pigmentos que dão vida a cores especiais. Como a tabela da Pantone possui uma variedade maior de cores do que o RGB e CMYK, as cores da empresa são consideradas o padrão da indústria.

Como o sistema para impressão das cores é baseado no CMYK, quando um material é impresso, não há como chegar a 90% da escala Pantone, isso porque, assim como não podemos prometer uma impressão idêntica a tela, pois RGB e CMYK são distintas, o mesmo vale para Pantone.

Nós sabemos que essas informações são extremamente importantes, principalmente para alinhar a expectativa e a realidade do resultado do seu projeto, e mais ainda, porque elas tem o poder de garantir uma melhor assertividade na hora de entregar os seus materiais gráficos para os seus clientes.

Para ter uma equipe de primeira no seu projeto, conheça mais sobre a nós clicando aqui e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo gráfico.

Deixe um comentário