Criados há muitos anos, os Press Kits são uma das mais poderosas ferramentas de marketing, tornando-se ainda mais populares graças à internet. Confira abaixo dicas incríveis para acertar em cheio!
Inicialmente, os Press Kits eram utilizados como forma de divulgação espontânea de uma marca ou produto por jornalistas e assessores de imprensa, os quais recebiam das empresas os kits como presentes, sem qualquer obrigação de oferecer feedbacks e avaliações a respeito dos mesmos.
Com o passar dos anos e o fortalecimento da internet, se tornou comum oferecer os Press Kits a influenciadores digitais, o que contribui fortemente para alavancar ações promocionais e campanhas de lançamento.
Confira abaixo algumas dicas para criar o seu Press Kit!
Press Kit e a essência de marca
Entregar um kit nas mãos do maior queridinho da internet não é garantia de sucesso, é preciso que o item seja, antes de tudo, pensado de forma estratégica e racional, visando objetivos claros e condizentes com a marca.
Assim, existem alguns pontos que precisam ser desenvolvidos com base em um plano de ação coerente, de forma a estruturar corretamente toda a campanha.
Determine seu objetivo com clareza
Entender o motivo e o objetivo de se desenvolver um Press Kit é, com certeza, o primeiro passo para sua elaboração, afinal, as estratégias de uma ação promocional são completamente diferentes daquelas abordadas em uma campanha de lançamento, por exemplo.
Além disso, é preciso ter em mente quais itens serão oferecidos: é um produto novo ou um serviço? O que isso irá agregar na vida dos meus consumidores e dos profissionais escolhidos para receberem os kits?
Quais vantagens serão oferecidas para quem divulgar seu produto?
Como falamos no começo desta matéria, inicialmente os Press Kits eram entregues à imprensa, a qual decidia livremente se iriam divulgá-los ou não. No entanto, nos dias atuais essa estratégia mudou.
Com o advento dos influencers, a divulgação de produtos se tornou também uma oportunidade comercial para as celebridades, as quais passam a firmar contratos com diversas empresas para a realização de campanhas publicitárias, mesmo que isso não faça com que as divulgações livres e gratuitas deixem de existir.
Dessa forma, é preciso ter em mente que o seu produto e a sua ação precisam ser atrativos para quem irá divulgá-lo, ou seja, necessitam ser condizentes com o estilo de vida daquela pessoa, além de serem coerentes com a linha editorial com a qual o influenciador trabalha – por exemplo, uma personalidade que trabalha apenas com produtos veganos, não aceitará trabalhar com o seu produto se ele não atender a essa característica.
Além disso, o Press Kit não precisa ser necessariamente um produto, ele pode contar com um cupom de desconto para determinados serviços, por exemplo, fazendo com que a personalidade escolhida se torne um embaixador da sua marca, divulgando-a para o público que se sentirá atraído pela escassez do cupom.
Defina prazos para a sua campanha
O maior gatilho de uma ação promocional está no seu período de duração, dessa forma, é interessante ter em mente que todo o planejamento e divulgação de um press kit deverá atender a um prazo pré-estabelecido.
Um bom exemplo disso é aproveitar sazonalidades como a Black Friday ou até mesmo o mês de aniversário da sua empresa.
Produza um Press Kit de altíssima qualidade
Você precisa ter em mente que o Press Kit é uma vitrine do seu produto e, portanto, ele deve refletir o que há de mais alto em qualidade.
Para isso, você precisa contar com uma gráfica de altíssimo nível, que preza pelos mais elevados padrões de qualidade, como a Pigma!
Somos especialistas na elaboração de Press Kits, dando vida à sua ideia ou te auxiliando, por meio de profissionais criativos, a transformá-la em algo completamente inovador!
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