O que faz o Setor de Qualidade da Pigma?

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Após fazermos uma entrevista com Silvana Martins, Inspetora de Qualidade da Pigma, pudemos entender como funciona o setor de qualidade dessa indústria gráfica que é referência.

Com reconhecimento, certificações e muito comprometimento, é baseada principalmente na qualidade que ela consegue entregar para os seus clientes. No caso da uma indústria gráfica como a Pigma, a responsabilidade em fazer sempre o melhor, é prioridade para nós!

Em uma entrevista, realizada com a inspetora de qualidade, Silvana Martins, foi possível compreender um pouco mais sobre os processos desse setor tão importante. Em um primeiro momento, ela pode nos explicar como funcionam os testes de tinta, já que os projetos com este tipo de recurso, precisam estar de acordo com os pedidos dos nossos clientes. Isso também se relaciona com a cor das tintas solicitadas, que são testadas tanto na matriz do fornecedor, quando na Pigma, tornando-se assim uma dupla conferência para evitar qualquer desencontro de resultados.

Vamos entender um pouco melhor como isso funciona?

Teste de Qualidade de Tintas na Pigma

Para que todos os nossos projetos sejam realmente a realização do que nossos clientes pensaram em um primeiro momento, um de nossos colaboradores de qualidade, entram em contato com um de nossos fornecedores e realiza o pedido da tinta desejada pelo nosso cliente.

Em seguida, são enviadas as amostras, em pequenas quantidades, que serão testadas antes de enviadas para a impressão. As tintas vêm pronta da Alemanha, e o manuseio só é feito aqui, isso porque ao misturar no batedouro, pode haver alguma variação e a cor pode ser alterada.

Os testes, nesse caso, são feitos com uma ferramenta chamada Quick Pick, passando sobre a tinta e facilitando a avaliação do colaborador da qualidade. Além disso, usamos também a escala Pantone, em que a tinta com o lote solicitado é testada para evitar que na impressão a tinta saia com uma outra cor.

Amostras testadas e aprovadas, a tinta segue para a impressão, onde ela dará vida ao projeto dos nossos clientes e chamará ainda mais atenção de seus produtos.

Com 5 colaboradores no departamento de qualidade, contato com o gestor, a inspetora de qualidade, auxiliar de qualidade e 2 jovens aprendizes, a principal atividade realizada é a amostragem com os materiais finalizados. Nesse trabalho, são retiradas algumas amostras de uma tiragem e de acordo com uma tabela específica, conferem o padrão da impressão.

A título de exemplo, em uma tiragem de 20 mil, eles precisam conferir pelo menos 200 peças, observando uma por uma, o padrão de cor, os cantos do papel, entre outros aspectos. Esse processo demora em média de 1h a 2h por projeto, e por mês são realizados pelo menos 30 testes de amostragem.

Para ter uma equipe de primeira no seu projeto, conheça mais sobre a nós clicando aqui e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo gráfico.

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