Entenda a importância de realizar uma comunicação inclusiva!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em 4 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Braile instituído em 2018 pela Assembleia Geral das Nações como instrumento de conscientização sobre a importância do sistema como meio de comunicação e informação.

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de deficientes visuais. Por isso, nesta data, resolvemos falar sobre a importância de se realizar uma comunicação inclusiva. Vamos lá?

Primeiro, é importante ter em mente que o braile é um sistema de escrita e leitura utilizado por pessoas com deficiência visual.  Uma criança que nasce cega ou torna-se cega antes de aprender a ler e escrever, só pode ser alfabetizada aprendendo o braile, ou seja, esse sistema se torna a única ferramenta capaz de garantir o aprendizado.

Além disso, o braile é imprescindível para dar autonomia e segurança a boa parte dos deficientes visuais para verificar contas de consumo, ter acesso ao conhecimento por meio de livros acessíveis, ingerir e administrar remédios, pedir um extrato bancário e ter privacidade para consultá-lo etc.

Mesmo com o avanço e crescimento de audiobooks e livros digitais, o braile proporciona independência e a representação tátil das letras é essencial para a transcrição de gráficos, símbolos matemáticos, ilustrações, entre outros.

Em resumo, para que todos tenham dignidade, independência, liberdade de fazer as próprias escolhas e autonomia individual, como estabelece a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o acesso à informação é fundamental.

Ao usar elementos em braile na comunicação física de seus produtos, você atinge diferentes públicos e promove, principalmente, uma comunicação acessível e inclusiva, proporcionando independência para pessoas com deficiência visual.

Por fim, de acordo com a pesquisa da Vision Loss Expert Group (VLEG), em 2050, a previsão é que 61 milhões de pessoas serão cegas no mundo.

Bora ser inclusivo com a Pigma? Entre em contato com a nossa equipe e peça um orçamento!

Deixe um comentário