O que é impressão digital?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que de fato é a impressão digital? Seria apenas um método que surgiu pela pressão das inovações tecnológicas?

Inegavelmente, com a evolução da indústria gráfica e o crescimento da comunicação digital, os meios de impressão começaram a ser questionados. Reconhecer formas mais compatíveis com o momento tornou-se uma necessidade competitiva.

Embora tenha surgido no começo dos anos de 1990, a difusão da impressão digital aconteceu em meados de 2000, com a possibilidade da digitalização da pré-impressão. Um avanço considerável: a imagem passou a ser disponibilizada em rede e a integrar todas as fases da cadeia gráfica.

De lá para cá, essa opção de impressão expandiu a automação do fluxo da cadeia de trabalho, com o objetivo de promover a inclusão dos sistemas de desenvolvimento em rede.

Respondendo a primeira pergunta de nosso texto, impressão digital, em linhas gerais, consiste no processo que permite a impressão e reprodução de textos e imagens, tendo como base um arquivo digitalizado. Ela é focada em pequenas tiragens, personalização, time do cliente e preços atrativos.

Hoje em dia, esse método é um dos mais usados na impressão de materiais gráficos em geral e, neste artigo, ficará mais claro o motivo dessa afirmação.

Como funciona e quais são os benefícios da impressão digital?

Impressão digital é a transferência de dados ou bits eletrônicos diretamente do computador ou mídia de memória para uma impressora, dispensando a gravação de uma chapa.

Entre os principais benefícios da impressão digital, podemos citar:

  • Customização: como não há uma quantidade mínima para impressão, esse modelo adéqua-se perfeitamente à necessidade da sua empresa;
  • Custo mais vantajoso: com a possibilidade de você mesmo administrar a quantidade que vai produzir, o custo fica mais viável e acessível;
  • Opção mais sustentável: com a impressão sob demanda, imprimir somente aquilo que foi solicitado, sem desperdício, passa a ser um dos princípios desse método, que preza pela sustentabilidade;
  • Praticidade: gera economia e dá visibilidade para outras ações paralelas em sua empresa e, graças à tecnologia, a qualidade em impressão digital é incontestável.

Por permitir essa liberdade no tratamento de dados variáveis, a impressão digital resulta em um produto final totalmente customizado, de acordo com cada cliente, levando em conta suas necessidades e demandas.

Deixe um comentário